Páginas

quarta-feira, outubro 14

Saiba qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar


O número de pessoas com intolerâncias ou alergias alimentares está cada vez maior. A grande maioria das reações físicas a certos alimentos é provocada por intolerâncias alimentares, porém, como os sintomas gastrointestinais são comuns nas duas condições, alergia e intolerância, muitas pessoas os confundem.

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento.

Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Ela pode causar uma variedade de sintomas que envolvem o trato respiratório, gastrointestinal e a pele. Em alguns casos, uma reação alérgica a um alimento pode ser grave com risco de morte (anafilaxia). Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.

O tratamento para alergia alimentar consiste em retirar da alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas. Nos casos de intolerância alimentar, há a possibilidade de comer pequenas quantidades do alimento agressor ou reduzir o seu impacto. Por exemplo, se você tem intolerância à lactose, você pode beber leite sem lactose ou tomar comprimidos de enzimas de lactase para auxiliar na digestão. O mesmo não acontece nos casos de alergias.

A sensibilização aos alimentos ocorre preferencialmente na infância, mas também pode ocorrer na vida adulta. Geralmente ocorre com alimentos ingeridos nas primeiras fases da vida e que são boas fontes de proteínas consumidas em grandes quantidades. Por isso, leite e ovos são alimentos com alto potencial alergênico para bebês e crianças.

Nem sempre é possível identificar quais os alimentos que provocam alergia alimentar ou intolerância alimentar, pois os sintomas variam de acordo com o organismo de cada pessoa. No entanto, na maior parte dos casos, a alergia alimentar geralmente é provocado por alimentos como camarão, amendoim, tomate, marisco e kiwi. Enquanto que na intolerância alimentar, os principais alimentos incluem leite de vaca, ovo, morangos, nozes, espinafre e pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário